quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

LUA NOVA de AQUÁRIO 2008

Esta Lua Nova corresponde ao começo do Ano Lunar Chinês.

É assim um início para uns largos milhões de seres humanos, pois não são apenas os chineses (e já seriam muitos!) que o festejam, mas sim uma larga maioria dos povos orientais.

Também eles fazem a festa, tal como nós no 1º de Janeiro.

Oxalá o consigam, este ano, apesar do mau tempo que por lá vai.

O momento é especialmente propício a tal, à expansão, à festa, aos relacionamentos. Repare-se na estrutura planetária, do tipo baloiço. E, no Ascendente Sagitário.

Curiosamente, é essa a estrutura planetária das quatro fases deste ciclo lunar, que é ainda marcado pelo mesmo Ascendente – Sagitário.

Será essa a tónica desta lunação?

Vamos ver.

A LUA Nova ocorre a 7 de Fevereiro, às 3h45, com um aglomerado de planetas em Aquário e acompanhada de eclipse.

Mais precisamente, os luminares estão encaixados entre Mercúrio e Neptuno, que, por seu lado, se situam entre Quiron e a Cabeça do Dragão.

A reflexão, a inspiração e a sensibilidade estão lá e bem profundos.

Mas, pode haver alguma dificuldade em os objectivar – problemática da conjunção - em de tal tomar consciência, e lhes dar corpo, não obstante a característica de distanciamento, apanágio do Aquário. Se bem que o trígono que os envolve com Marte, já directo desde 30 de Janeiro, possa ser uma boa ajuda à concretização dos nossos ideais e sentimentos, do que de mais profundo nos vai na alma (Marte, regente da IV).

A lunação com eclipse tem tendência a fazer ressurgir questões do passado não resolvidas, com as quais temos de nos confrontar.

Quiron – mediador entre Saturno e Urano e símbolo de cura espiritual – pode ajudar a sarar algumas feridas antigas.

No que respeita aos relacionamentos, o facto de Marte se encontrar na Casa VII e em quadratura a Urano, é prenúncio de uma certa agressividade. Que pode ser bem aproveitada, não especialmente para relacionamentos afectivos, antes para relacionamentos contratuais. Ou seja, contratos que levem à concretização daquilo que nos motiva (tenhamos presente a oposição entre Marte e Plutão, assinalada nas lunações anteriores) e em que nos possamos sentir inspirados.

Os contratos de ordem material, as questões de ordem patrimonial, em geral, afiguram-se especialmente favorecidos nesta lunação. A materialização do(s) nosso(s) dom(s) também.

Especificando melhor, há neste ciclo lunar capacidade de organização ou estruturação do património, entendido em sentido lato, ou seja bens materiais e espirituais englobados.

E que não se confina aos comuns mortais. O momento é igualmente propício à reestruturação das instituições, especialmente de ordem material (Bancos, Bolsas, por exemplo).

Não ocorre esta lunação na Casa II? E, neste caso, uma Casa Capricorniana, regida por Saturno, que se encontra em Virgem, na IX, e em posição de destaque – é o planeta mais elevado – e bem relacionado.

Precisando melhor, Saturno encontra-se em quintil a Marte, em quadrinovil a Mercúrio, Sol e Lua, e em trígono, embora largo, a Plutão – em Capricórnio desde 25 de Janeiro – e igualmente a Júpiter.

E tudo sob a égide da energia Aquariana, caracterizada pela capacidade de antecipação, de fraternidade, originalidade, inovação.

Há, assim, um belo potencial de concretização dos nossos ideais e desejos íntimos, de reorganização de patrimónios pessoais ou institucionais.

A cada um de nós caberá a tarefa de o realizar, usando do livre arbítrio, que nos assiste.

Os astros não determinam, apenas indicam, de acordo?

Este tema de Lua Nova não tem planetas em Fogo e tem apenas 1 em Água –Urano.

Em contrapartida, metade dos planetas estão em Ar – energia de comunicação, por excelência.

A falta de Fogo poderia reduzir a capacidade de iniciativa, se não houvesse algo a compensá-la.

De facto, temos um Ascendente Fogo, a Cauda do Dragão também em Fogo – Leão – e quatro planetas em Casas de Fogo, conjunto razoavelmente compensatório. Não há, portanto, desculpas para a inércia que nos possa invadir.

O Ascendente Sagitário – Fogo – dá-nos o entusiasmo para prosseguirmos o caminho com fé e espírito de compreensão e de evolução continuada.

A quadratura entre Marte e Urano, já referida, deve ainda deixar-nos de sobreaviso contra atitudes bruscas e inesperadas ou utópicas.

Cautela, sobretudo no fim-de-semana de 9 e 10, em que a Lua – ou por conjunção com Urano ou já em Carneiro – se envolve numa dupla quadratura a Marte e a Plutão, podendo intensificar a tendência para a impulsividade e precipitação. Mas, podemos aproveitar o lado positivo dessa energia – a ousadia.

Na 3ª feira, 12, com a chegada da Lua a Touro e o seu envolvimento numa Pirâmide de Terra com Saturno, num vértice, e Plutão/Júpiter no outro vértice, deparamo-nos com a oportunidade de concretizações, de sucessos e bem-estar.

Aproveitemo-la bem, nomeadamente na resolução de questões materiais, particularmente patrimoniais.

Ficaremos assim aliviados da quadratura entre Lua e Vénus, da véspera, embora logo no dia seguinte a Lua entre em quadratura com Mercúrio e depois com Neptuno, dificultando e podendo baralhar um pouco sentimentos e ideias.

E, chegamos ao QUARTO CRESCENTE, que ocorre na 5ª feira, 14 de Fevereiro, às 3h34 Dia de S. Valentim!

E, pode realmente ser um dia favorável aos amores. Mas pede esforço.

Vénus e Lua fazem um belo trígono entre si, assim como Sol e Marte. Pontos favoráveis.

Mas, também é verdade que Vénus e Marte estão em quincôncio exacto. Lua e Plutão também. Todas estas desavenças a acrescerem à quadratura, óbvia, entre Sol e Lua.

Amores frustrados, desentendimentos mais evidentes?

Se não formos capazes de reflectir sobre o que há de verdadeiramente significativo na nossa vida afectiva, se não soubermos destrinçar o essencial do acessório, o profundo do supérfluo, e eliminar factores de quezília, muito provavelmente cairemos na frustração, e/ou em desavenças abertas.

E as coisas poderão mesmo agravar-se nos dias que se seguem, com umas abertas, tranquilizemo-nos.

De facto, a Lua em Gémeos, a 15, fará quadratura a Saturno e a Urano, ligeiramente compensadas, todavia, pelo trígono a Mercúrio.

E, ao aproximar-se de Marte, no dia seguinte, fará quadratura a Urano e opor-se-á a Plutão. Instabilidade emocional e nervosismo estão na ordem do dia.

A atenuar, temos os trígonos da Lua a Neptuno e ao Sol, geradores de bem-estar interior e de maior sensibilidade.

No seu passo rápido, a Lua em Caranguejo, opor-se-á ao Capricórnio, primeiro a Plutão e depois a Júpiter, no domingo 17.

Atenção aos caprichos, nomeadamente no seio da família! e a todo o tipo de excessos, sem esquecer os alimentares.

Vénus entra nesse dia em Aquário incentivando os contactos amicais e a capacidade de distanciamento nas negociações contratuais.

Nos dois dias que se seguem, 18 e 19, a travessia de Lua por Leão gera sucessivas oposições, primeiro a Vénus e depois a Mercúrio, podendo dificultar a comunicação, nomeadamente afectiva.

Nada de dramas, tão queridos do Leão!

O facto de Mercúrio se tornar Directo na madrugada de 19, a comunicação torna-se mais fluida.

Pouco depois, ao raiar da aurora, é a vez do Sol entrar em Peixes, preparando-se para a LUA CHEIA que ocorre na 5ª feira, 21, às 3h31, com a Lua em conjunção a Saturno e em trígono a Plutão, favorecendo a coragem e a determinação para ultrapassar obstáculos que possam opor-se aos sucessos materiais e espirituais.

O quincôncio crescente entre Vénus e Saturno sugere que se analise com discernimento os afectos ou valores a reestruturar.

No final do dia seguinte, a Lua ainda em Virgem, entra de novo numa dupla quadratura a Marte e a Plutão e opõe-se a Urano. Excitação, nervosismo e instabilidade poderão ser a tónica do dia.

Cautela com as saídas nocturnas, já que estamos em 6ª feira à noite!

A noite que se segue, de 23, com a Lua já em Balança, em quadratura a Plutão e a Júpiter, aconselha também alguma contenção, ou, melhor, argúcia - a qual está favorecida pelo trígono entre Lua e a conjunção Vénus/Mercúrio - nos relacionamentos, de modo a que não sejam geradores de crises.

A oposição entre Sol e Saturno, exacta a 24, se, por um lado, pode retirar-nos alguma energia física e bloquear as nossas aspirações, por outro lado também propicia uma tomada de consciência dos objectivos que queremos concretizar, tanto mais que nesse mesmo dia a Lua volta a envolver-se numa Pirâmide de Ar, convidando à comunicação, à conversação, em particular. O que se insere bem num ciclo em que o relacionamento contratual é tema fulcral.

Parece-me um excelente dia para prosseguir com negociações em curso ou iniciar as que poderão conduzir à realização dos nossos ideais, caso não nos tenhamos ainda decidido a tal.

Ao final do dia de 2ª feira, 25 de Fevereiro, se bem que a Lua já em Escorpião, esteja em quadratura à conjunção Vénus/Mercúrio, podendo dificultar a comunicação e os afectos, o seu envolvimento em trígono com o Sol e em sextil com Saturno e Plutão, bem pode ser uma achega à favorável concretização de questões patrimoniais.

No dia seguinte, 26, podemos contar com uma imaginação criativa intensificada, dado o duplo sextil de Júpiter a Urano e à Lua, este último em trígono ao Sol e a Urano.

Aproveitemos, pois a 28, véspera do Quarto Decrescente, a situação é diferente. A Lua em Sagitário fará uma dupla quadratura a Saturno e ao Sol, situação que se mantém no momento do QUARTO DECRESCENTE, a ocorrer às 2h19 de 6ª feira, 29 de Fevereiro.

Provavelmente haverá uma certa tensão, que nos poderá obrigar a reorientar os nossos relacionamentos ou, mais precisamente, a maneira como nos entregamos nos relacionamentos, íntimos ou meramente associativos (a Lua é o regente da Casa VIII, nos temas da lunação e do quarto decrescente). O sextil de Lua a Mercúrio – regente da VII (igualmente nos dois temas) – concederá a lucidez necessária a essa reorientação.

No dia 1 de Março, sábado, ao final da tarde, a Lua opõe-se a Marte e faz conjunção a Plutão. Cautela com a intensidade das emoções. Profundas, sim. Violentas, procuremos evitá-las.

Logo no dia seguinte, 2, a Lua toca Júpiter e faz sextil, primeiro ao Sol e depois a Urano, sendo de esperar um agradável domingo em família.

A chegada de Lua a Aquário, é seguida da entrada de Marte em Caranguejo, signo onde o planeta não está nada à vontade. De facto, um planeta de acção, não se deve sentir muito feliz num signo de intimidade. É evidente que bem gerida, a energia pode ser fecunda. O importante é o auto domínio, é “não ferver em pouca água”.

As sucessivas conjunções da Lua em Aquário – signo de partida – a Mercúrio, Vénus e Neptuno, são factor de lucidez mental e sentimental, reforçada pelo sextil exacto entre Sol e Júpiter, que precede a lunação de Peixes, que terá lugar a 7 de Março, às 17h15.

Até lá, vivamos a de Aquário com lucidez e distanciamento, q.b., de modo a que consigamos contornar as dificuldades de relacionamento e levar a cabo aquilo a que verdadeiramente nos propomos.

RosaRio