sexta-feira, 9 de novembro de 2007

LUA NOVA DE ESCORPIÃO 2007

A LUA NOVA de Escorpião de 2007 ocorre na sexta-feira 9 de Novembro, às 23h03.

Envolvida num Grande Triângulo de Água, com Marte e Urano, prognostica, desde logo, um período em que a sensibilidade e a imaginação estarão acentuadas.

O inconsciente poderá emergir.

O Ascendente Leão acrescenta uma nota de expressão criativa, de individualismo ou de profunda busca de identidade, já que a lunação se dá na Casa IV.

Tudo isto com uma energia de base do tipo Escorpião, cujas características principais se apontam:

Morte e Renascimento, Regeneração, Sexualidade, Magnetismo, Poder, Mistério e Manipulação.

Após a lunação de Balança, que facilitou uma revisão dos relacionamentos, vividos com mais autonomia e verdade, sucede-lhe a de Escorpião, sempre pronto a profundas limpezas regenerativas.

Portanto, se na anterior lunação não houve coragem para uma revisão dos relacionamentos, será difícil a tal escapar no decorrer desta lunação.

A energia de Escorpião pode ser impiedosa, mas é lúcida e verdadeira, sobretudo quando em trígono a Marte e a Urano e em quadratura a Neptuno, como é o caso. O momento é chegado de pôr fim aos sonhos ilusórios.

Urano, regente da Casa VII e da VIII, pode trazer alguns imprevistos no campo dos relacionamentos e da partilha, tanto mais que se encontra em oposição a Saturno e em quadratura a Júpiter.

Nada de pânico, por favor, apenas autenticidade, presença de espírito e capacidade de não identificação ao outro. E tudo correrá bem.

O que nos poderá fazer mal é a falta de coragem ou o medo de proceder a uma limpeza das tripas e do coração, por vezes dolorosa, tanto mais que Vénus se encontra em quadratura a Plutão. A chegada de Mercúrio a Escorpião no dia 11, portador de uma energia perspicaz, mesmo cáustica se necessário, será de ajuda nesse processo de limpeza escorpiónica.

Os primeiros dias do ciclo, até 15, data em que Marte retrograda (mantendo-se assim até final de Janeiro), parecem mais favoráveis a tal.

É que Marte retrógrado e em Caranguejo torna-se mais impaciente, irritadiço, nervoso, conflituoso e caprichoso. Perde energia para lançar novos projectos.

Mas, em contrapartida, a altura pode ser propícia para recomeçar um projecto anterior “encalhado” e, finalmente, o levar a bom porto.

O facto de, na altura da retrogradação, se encontrar em quadratura a Vénus, posição que mantém até à Lua Cheia, acentua as emoções, impelindo à precipitação ou à falta de senso.

Porém, a redução de energia pode, de algum modo, ser compensada pelo trígono entre Marte e Mercúrio, que se manterá até à Lua Cheia, estando assim favorecida a agilidade mental.

No campo das finanças há que ser cauteloso (Saturno em II, oposto a Urano, na VIII), sendo aconselhável não contrair dívidas que tenham prazos rígidos de reembolso.

A assinalada oposição entre Saturno e Urano (que será exacta em Novembro de 2008 e definitiva em Setembro de 2009) poderá, a nível colectivo, ter consequências económico-financeiras complicadas, sobretudo se houver a tentação por parte dos dirigentes (políticos, sindicais, monetários…) de usar de especulação, propiciada pela quadratura de Urano a Júpiter (na Casa V e aproximando-se da conjunção a Plutão).

O QUARTO CRESCENTE – a ocorrer a 17, às 22h33, revela um novo Grande Triângulo (GT) de Água em que Mercúrio toma o lugar dos luminares. A Lua, em conjunção a Neptuno e em sexquiquadratura a Vénus, favorece um excessivo idealismo sentimental, podendo levar a alguns exageros nesse campo, amenizados, todavia, pelos sextis de Lua a Júpiter e a Plutão.

Dois dias depois, a 19, a Lua, na sua imparável marcha, fará uma conjunção a Urano, assim reforçando os trígonos deste astro a Mercúrio e a Marte, bem como a oposição a Saturno, por seu lado em sextil àqueles dois astros. Ou seja, temos uma configuração de papagaio, com Saturno no vértice, oferecendo a oportunidade de dissolver os medos irracionais, após análise dos mesmos, e assim se poder concretizar os projectos em curso.

Nesse mesmo dia, Vénus entra em trígono a Neptuno, embora largo, gerando uma energia de romantismo, de boa disposição, que de certo modo poderá compensar a quadratura de Sol a Neptuno, geradora de desânimo e de descrédito.

A 21, é aconselhável reforçar a prudência. De facto, a Lua em Carneiro, bélica portanto, não só fará oposição a Vénus, como quadratura a Marte e sexquiquadratura ao Sol. A emotividade e a reactividade estarão agudizadas, nomeadamente ao início da manhã.

Procuremos não nos enervar nos transportes e façamos uma condução calma.

Alguns exercícios físicos e ouvir música podem ser de utilidade. Andar, simplesmente, e respirar fundo, pode bastar.

E, é claro, nada ou poucos excitantes, como o café.

Durante a tarde de 22 de Novembro, às 16h45, o Sol entra no signo de Sagitário, introduzindo uma energia expansiva e dinâmica, um pouco contrariada, contudo, pela quadratura a Saturno – causadora de opressão e contrariedades de vária ordem – que manterá, aliás, até final do ciclo.

Mas, nesse mesmo momento, a Lua em Touro, em quincôncio ao Sol, fará um trígono a Saturno e um trígono largo e dissociado a Plutão, introduzindo coragem, responsabilidade, determinação para prosseguir o caminho.

O GT de Água entre Mercúrio, Marte e Urano prossegue o seu curso de incentivo a um imaginário rico, que há, todavia, que acautelar, que não deixar divagar pelo insensato (quadratura entre Vénus e Marte) ou pelo irreal (quadratura entre Mercúrio e Neptuno).

No dia seguinte, 23, a meio da tarde, a Lua ainda em Touro, fará oposição a Mercúrio e quadratura a Neptuno, assim gerando uma dinâmica quadratura em T, com Neptuno no vértice, podendo causar uma hipersensibilidade, a acautelar, portanto.

Todavia, o seu sextil a Urano por essa ocasião, pode proporcionar uma certa liberdade de espírito, compensadora.

E, assim, chegamos à LUA CHEIA, a ocorrer no sábado 24, às 14h29, com os luminares envolvidos numa quadratura em T, com Saturno no vértice, apelando a uma responsável reestruturação nos campos sentimental e financeiro, sem frustração nem derrotismo que a sexquiquadratura de Lua a Vénus e a semi-quadratura de Sol a Vénus poderiam provocar.

Trata-se, portanto, de um momento crítico a nível de relacionamento e financeiro, embora o sextil entre Marte e Saturno, que começou a estabelecer-se na véspera, favoreça a espartana determinação em prosseguir o caminho de limpeza.

Atenção, portanto aos gastos sumptuários.

Quanto aos relacionamentos, aconselhável será uma reflexão sobre os mesmos e um diálogo mais sincero e profundo, sugerido pelo eixo Gémeos (Lua) /Sagitário (Sol).

Eixo que será positivamente reactivado no dia seguinte.

De facto, o avanço da Lua permitirá o desaparecimento da sexquiquadratura a Vénus. A Lua fará então um duplo trígono a Vénus e a Neptuno, assim propiciando, por alguns momentos, um Grande Triângulo de Ar, possuidor de uma forte energia de comunicação. Ou seja, se no dia à Lua Cheia não foi possível o tão desejável diálogo, não deixemos passar a ocasião na tarde de domingo 25. A própria oposição de Lua a Júpiter e a Plutão ajudará, pois do confronto poderá nascer a iluminação, a luz.

Acresce que Urano se torna directo nesse mesmo dia, possibilitando a exteriorização de reflexões que visem novas perspectivas.

E, os dois dias seguintes, com Lua em Caranguejo, tocando Marte, fazendo trígono a Urano e depois a Mercúrio são propícios a um diálogo a estabelecer com sensibilidade, em que há capacidade de escuta e de percepção dos sentimentos do outro. Em seu favor vem o desaparecimento da quadratura entre Vénus e Marte, a 27.

A entrada da Lua em Leão, na quarta-feira, 28, gerando uma energia instintivamente expansiva e individualista e em boa harmonia com o seu parceiro (dado o trígono que entre si estabelecem os luminares por umas horas), é factor de vitalidade e bem-estar consigo próprio e com os outros.

Mesmo a oposição que no dia seguinte, 29, a Lua fará a Neptuno, indiciando tendência para um certo amolecimento, pode permitir um acréscimo de sensibilidade, tanto mais que estabelecerá um sextil a Vénus e um trígono a Júpiter e a Plutão. A própria quadratura de Lua a Mercúrio pode ser apenas um factor dinamizador.

O último dia do mês, 30, em que a Lua, já em Virgem, se prepara para a quadratura final ao seu companheiro de eleição – o Sol, claro - as tensões agudizam-se, dada a conjunção a Saturno e oposição a Urano.

As tensões serão provavelmente ainda mais fortes no dia seguinte, ao chegarmos ao QUARTO DECRESCENTE, que ocorre às 12h44 do feriado do 1º de Dezembro (Sábado!), dado o envolvimento dos luminares numa quadratura em T.

A dupla quadratura de Sol a Urano e a Saturno (exacta), este por sua vez em conjunção exacta à Lua, e ambos em oposição a Urano pode ser um apelo a que se cortem as amarras inibidoras de uma acção construtiva e inovadora, permitida pelo trígono de Marte a Urano e o sextil de Lua/Saturno a Marte.

É como que uma última oportunidade para uma reorientação da nossa postura, que evite que se caia na frustração indiciada pelo quincôncio entre Sol e Marte. Nesse mesmo dia Mercúrio entra em Sagitário, revelando um espírito mais aberto, podendo tornar-se numa boa achega à mutabilidade em curso.

O bom relacionamento (sextil) entre Vénus e Júpiter/Plutão facilita essa reorientação, quer no campo dos relacionamentos, quer no financeiro. Sobretudo nos dias 3 e 4 e uma boa parte de 5, em que a Lua se encontra em Balança, procurando equilíbrio e harmonia. A 5, Vénus entra em Escorpião, acarretando uma intensidade dos afectos e dos valores.

A Lua, também em Escorpião – retornada à sua energia de partida, mas enriquecida e poderosa - propicia que se proceda às limpezas finais, profundas como se quer em Escorpião, e preparatórias do novo ciclo que se avizinha.

A meio da tarde de quinta-feira, 6, o sextil de Lua a Saturno proporciona de novo um papagaio formado pelo Grande Triângulo de Água, entre Lua, Marte e Urano, com Saturno no vértice, apelando mais uma vez à reestruturação ou consolidação dos projectos.

O trígono de Vénus a Marte, que nesse dia se inicia, facilita essa concretização.

Dois dias depois, a Lua já em Sagitário, entra em fase de quadratura a Saturno e a Urano e aproxima-se de Mercúrio e do Sol, pondo assim ponto final a um ciclo para dar início ao seguinte, no dia 9 de Dezembro, às 17h41.

RosaRio

5 comentários:

batixa disse...

Esta lunação tem sido um pouco confusa para mim. A nível profissional sinto as coisas com grande intensidade, mas com alguma dificuldade de concretização, sendo o resultado final frustração por não conseguir empreender tudo o que gostaria. Talvez não tenha conseguido lidar bem com toda esta intensidade energética de escorpião...
beijo!

.....chá na rua disse...

Vivi esta lunação intensamente sem me aperceber disso. Começou curiosamente no início da lunação e sinto que fechei um ciclo ontem. Pelo menos agora tenho disso consciência. Decidi parar com toda a minha luta porque acredito que não é este o meu caminho.Vou aguardar pelo que me reserva a próxima lunação. ;)
Beijo!

Encontros da Lua Nova disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Encontros da Lua Nova disse...

Pois, Batixa, penso que foi mesmo a forte energia do Escorpião, oposta ao "teu Touro", a pedir a integração do eixo, não?
E, não haveria nenhum quincôncio,nomeadamente ao regente da tua Casa VI, ou a Marte ou aos planetas em VI?
Boa lunação. Beijo Rosário

Encontros da Lua Nova disse...

Oh Alexandra, estás mesmo no bom caminho, do desprendimento lúcido!
Boa lunação.
Beijo Rosário