domingo, 6 de abril de 2008

LUA NOVA de CARNEIRO 2008

Cá estamos de novo para mais um encontro - o da primeira Lua Nova do ano astrológico começado a 20 de Março.

Com que propósitos o iniciámos? E, estamos decididos a prossegui-los? A fazer o que realmente nos motiva, inspira e apaixona?

E, a fazê-lo com espírito crítico, mas abnegado e com capacidade de adaptação?

Se a resposta é afirmativa, então esta LUNAÇÃO de CARNEIRO, a ocorrer a 6 de Abril, às 4h56, favorece a concretização.

Desde logo porque se dá numa Casa de concretização por excelência – Casa II.

Depois, porque se encontra no vértice de uma dupla quadraturaa Júpiter, regente da Casa XI, pedindo eventual reorientação dos projectos e, a Marte, regente dos luminares e da Casa II, incitando à acção.

Acção que se não afigura linear, antes causadora de stress. Que não é forçosamente negativo.

Sabem como sou useira e vezeira em considerar os factores de stress como um excelente carburante na via da concretização.

Aliás, Marte é ajudado pelo trígono a Urano – regente do Ascendente – que por seu lado se encontra em sextil a Júpiter.

Mas não se pode dizer que estejamos face a uma lunação apaziguante.

Além da referida quadratura em T, Vénus entra em Carneiro (signo de exílio) nesse mesmo dia, e faz uma quadratura a Plutão e um quincôncio a Saturno, a anunciar agitação sentimental.

Mas, há sempre em tudo um lado positivo. Talvez seja o momento ideal para cortar definitivamente com velhas amarras e libertarmo-nos de certas frustrações. Aproveitemos, então, para organizar a vida sentimental, para o que o quintil de Vénus a Júpiter pode ser um bom auxílio.

Vá lá, coragem!

Ainda de assinalar nesta lunação o facto de Neptuno, enquadrado por Quiron e pelo Nó Norte, se encontrar próximo do Ascendente Aquário, como que a apelar ao abandono de atitudes egocêntricas.

Os factores de stress mantêm-se nomeadamente até ao QUARTO CRESCENTE, a ocorrer a 12 de Abril, às 19h31. De novo, encontramos uma dupla quadratura, com Sol e Mercúrio conjuntos, no vértice, e ocupando a Casa VII. A Lua, conjunta a Marte, em Caranguejo, e no Meio-do-Céu faz um bom trígono a Urano, determinada a lutar pelos seus direitos, de intimidade sem perder o seu espaço.

A oposição entre Marte e Júpiter, que nos vem acompanhando desde fins de Agosto de 2007 e será exacta a 24 de Abril, tem de facto a ver com a tomada de consciência da forma como devemos agir com vista a uma reorganização dos nossos projectos (Júpiter em Capricórnio). Reorganização que pode ser profunda, dada a influência de Plutão, em Capricórnio, na XI.

Será nomeadamente a conjunção de Mercúrio com o Sol a 16 de Abril, 4ª feira (dia de Mercúrio) que poderá activar a compreensão, que poderá dar esclarecimentos sobre os bloqueios que têm impedido de avançar. Mais do que isso, essa conjunção, porque se dá em Carneiro, pode fazer emergir um novo pensamento ou um novo estilo de comunicar, que nos pode mesmo orientar para uma nova maneira de nos relacionarmos (estou a pensar no signo da Balança, em face do Carneiro).

Podemos até ter a agradável surpresa de uma reconciliação inesperada, decorrente da nossa maior capacidade para ouvir os que nos são próximos.

Quem sabe?

A chegada de Sol a Touro, a 19, às 16h52 GMT, e o seu trígono a Plutão pode ser factor de acalmia, de apaziguamento.

Aliás, já dois dias antes, a 17 ao final do dia, com a chegada de Mercúrio a Touro, temos uma bela pirâmide de Terra, entre Mercúrio, Saturno e Plutão, a qual o Sol virá iluminar e activar no momento da LUA CHEIA, que ocorre no domingo 20, às 11h25.

À pirâmide formada pelos trígonos da conjunção Sol/Mercúrio com Saturno e com Plutão, acrescem os sextis entre estes dois planetas e a Lua (oposta ao Sol), dando assim origem à figura de papagaio.

Poderíamos assistir a uma exacerbação dos valores puramente materiais, não fora a dupla quadratura de Vénus a Marte e a Júpiter.

De assinalar que esta Lua Cheia coincide com a festa budista – do Budismo Terevada – da Iluminação de Buda, mestre da compaixão.

Aproveitemos então para pôr de lado toda a crispação em que tenhamos vivido, tomemos consciência e desfrutemos da maravilhosa energia calma, tranquila, apaziguadora do Touro!

Viver em paz é bem mais fácil do que viver em guerra! Basta dispormo-nos a perdoar (trabalhinho do Escorpião) e a aceitar (energia do Touro).

Ao longo deste ciclo teremos outra pirâmide de terra, com a chegada de Vénus a Touro (signo que rege) no dia 30, dois dias após o QUARTO DECRESCENTE, que ocorre a 28, às 15h12.

Será bem vinda aquela figura, que certamente permitirá gozar o feriado do 1º de Maio – dia dos trabalhadores – de modo calmo e tranquilo.

E, os dias que se seguem, pelo menos até à Lunação de Touro, que terá lugar a 5 de Maio, às 13h18, estão imbuídos dessa energia apaziguadora.

Saibamos pois aproveitar, sobretudo nos tempos agitados que atravessamos.

Recordo que Saturno vira directo a 3 de Maio, voltando a activar a sua energia organizativa e estruturante.

Até à próxima Lunação.

RosaRio

11 comentários:

Encontros da Lua Nova disse...

Oh Alexandra, julgava que tinha respondido ao teu comentário de fev, mas verifico que não. Sabes, ainda não domino bem a tecnologia...
Queria agradecer o teu simpático comentário.
Os meus textos estão a tornar-se mais curtos, mas penso que, ainda assim, úteis. Gostava de confirmação.
Beijo amigo
RosaRio

.....chá na rua disse...

Rosarinho, que simpatia a tua!
Respondendo à tua questão, não posso dizer-te que concordo. Confirmo apenas que curtos ou longos, são de facto maravilhosamente úteis.
Porque confesso que adoro ler os teus posts das lunações com todos os teus - habituais - detalhes técnicos astrológicos... aliás, leio-os e sigo-os diariamente com atenção. Continua, RosaRio... parabéns! Estou expectante com o que nos trará esta lunação de carneiro... e com a Primavera, claro! ;) Beijos.

Encontros da Lua Nova disse...

Alexandra, és sem dúvida um estímulo importante para a continuação deste blog.
Vontade de parar não me tem faltado.
É que me ocupa bastante tempo, pois confesso que tenho dificuldade em redigir e sou exigente na escrita.
Até breve
RosaRio

.....chá na rua disse...

:) Caríssimos leitores deste blog, faço aqui um apelo a todos... isto para que a Rosarinho tenha consciência que não sou só eu quem acompanha com regularidade o seu blog!.. ehehe. Manifestem-se por escrito, por favor, porque senão, qualquer dia, não temos as lunações astrológicas disponíveis online. Beijos.

.....chá na rua disse...

Estou expectante com o que esta lua cheia me poderá oferecer... Acho que vou gozá-la muito bem já nesta noite de sábado, numa festa de anos 80... é curioso por a lua representar o passado e eu celebrar esta lua, cumprindo uma das suas caras e cheia de alegria e emoção. Beijos.

Anónimo disse...

Acabei de vir de um jantar e há muito que não me deitava tão tarde...ou tão cedo? e só amanhã é que a lua está cheia...
Mas apeteceu-me muito ligar o computador e vir até este maravilhoso cantinho de comunicação tentar perceber de onde vinha tanta animação!! Gosto muito de vir até aqui... ler e reler...continue...
Bj Inês

.....chá na rua disse...

Inês, eu sabia que a lua cheia, redonda, linda e amarela era domingo... mas senti os seus efeitos antecipadamente! ;)Beijos!

Encontros da Lua Nova disse...

Saber que há alguns leitores, dá-me força para continuar.
Mas, não sei se por muito mais tempo...

Encontros da Lua Nova disse...

Decidi mesmo suspender, mas não se sabe se eternamente, ou apenas por algum tempo...
Os escassos leitores que me desculpem pela sexpectativas que criei.
Até sempre
RosaRio

.....chá na rua disse...

Fico a aguardar ansiosamente pelo levantamento desta suspensão... ;) Boa lunação de touro para todos... afinal, a energia taurina prima pela teimosia e pela estabilidade, verdade? A ver. Beijos.

Encontros da Lua Nova disse...

A persistência, apanágio do Touro, pode, de facto, conseguir milagres!

Até sempre
RosaRio